Craques que não emplacaram no Corinthians

O primeiro a integrar a lista é o jovem Matheus Cassini. O meio-campista, revelado pelas categorias de base do Corinthians em 2015, era considerado uma das maiores promessas de sua geração. Cassini afirmou que nunca desejou sair do Corinthians, mas foi pressionado por empresários. Agora, aos 28 anos, o jogador anuncia sua aposentadoria definitiva dos gramados.

Guilherme Henrique é um jogador que atuou como atacante pelo sub-20 do Corinthians. Ele marcou 10 gols em 22 jogos pelo sub-17 em 2022. Em 2023, Guilherme assinou seu primeiro contrato profissional com o Corinthians, com uma multa rescisória de mais de 100 milhões de reais. Em 2024, Guilherme Marcou 5 gols, em 35 jogos disputados. Mas infelizmentem,em 2025 seu ciclo com o clube alvinegro paulista foi interrompido e o atleta foi transferido para o Ferencváros, da Hungria. 

Em seu estilo de jogo, utiliza sua velocidade, habilidade, dribles e a capacidade de desequilibrar o jogo, atraindo a atenção dos seus marcadores e liberando espaço para seus companheiros. Guilherme é um jogador extremamente ágil e talentoso, sendo um potencial camisa 7 e uma promessa para futuras Copas do Mundo.

Matheus Cassini
Guilherme Henrique

Joias Perdidas? O Futuro de Kayke Ferrari e a Lição de Claudinho

Claudinho é outro meio-campista que foi revelado pelas categorias de base alvinegras. O meia foi emprestado ao Bragantino e ao Santo André, depois para a Ponte Preta e, finalmente, ao Oeste, até o término do contrato. Em 2019, o Red Bull Bragantino oficializou a contratação, e, mais tarde, Claudinho foi vendido ao Zenit. Vale ressaltar que ele foi convocado para disputar as Olimpíadas de Tóquio em 2021, onde foi campeão. Em meio a tantos talentos nos anos de 2015 e 2016, o Corinthians poderia ter aproveitado melhor essa joia, negociando-a com um clube europeu e possibilitando que o atleta se firmasse na seleção principal. Kayke Ferrari foi um dos protagonistas da Copa São Paulo do ano passado e seria uma boa adição ao elenco atual. Com jogadores na mesma função que já tiveram suas respectivas oportunidades, seria interessante testá-lo mais vezes no time principal para avaliar em qual função ele apresenta melhor rendimento e no último dos casos emprestar o atleta para algum time de menor expressão. Kayke está fora dos planos de Rámon Diías e corre o risco de ocorrer o mesmo que com Claudinho, sair de graça para um time e virar protagonsta como Claudinho no Zenit. 

Claudinho
Kayke Ferrari

A História de Lucca: Dos Pães às Redes

Lembra do Lucca? O atacante está atuando no Grêmio Novorizontino. Ele chegou ao Corinthians em 2015, inicialmente por empréstimo do Criciúma, e mais tarde assinou contrato profissional com o clube alvinegro, onde marcou 12 gols em 65 jogos. Lucca também conquistou dois títulos com Corinthians: o Campeonato Brasileiro de 2015 e Campeonato Paulista de 2018.

Natural do Alto do Parnaíba, no interior do Maranhão, Lucca trabalhou em uma padaria junto de seu pai em Palmas, capital do Tocantins, antes de iniciar sua carreira como jogador profissional em 2006, pelo Palmas-TO. Durante seu tempo na padaria, ele realizava várias funções, como caixa, atendimento ao cliente e produção de pães.

Lucca

200 Anos de Imigração Chinesa e a História de Zizhao no Corinthians

Zizhao teve uma passagem curta, porém marcante, pelo Corinthians nos anos de 2012 e 2013. Ele foi o primeiro jogador chinês a vestir o manto alvinegro paulista, o que contribuiu para uma maior visibilidade internacional. Apesar de ter jogado apenas cinco partidas em dois anos, sua presença simbolizou a celebração dos 200 anos da imigração chinesa no Brasil, como demonstrado pela escolha da camisa número 200. Em uma entrevista, Zizhao destacou as amizades que fez no Brasil e a paixão dos brasileiros pelo futebol, além de elogiar o churrasco brasileiro. Vale ressaltar que Zizhao foi a parte da equipe que conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2013, contribuindo assim para a história do Corinthians. 

Zizhao

Defederico: A Promessa Argentina Que Não Deslanchou no Corinthians

Defederico, meio-campista argentino e atualmente está aposentado, atuou pelo Corinthians em 2009 e 2010, disputando 38 jogos. O atleta com grande expectativa, enchendo de confiança a Fiel Torcida. Apontado por muitos como o “novo Messi”, Defederico, infelizmente, não correspondeu ao esperado e não deslanchou.

Matías Defederico

Quem Lembra de Matheus Vidotto? O Ex-Goleiro do Corinthians no Japão

Quem lembra do Matheus Vidotto? O goleiro foi revelado pelas categorias de base do Corinthians e atualmente defende o Tokyo Verdy (Japão). 

Matheus Vidotto

Clubismo no Brasil: Desafios para Jogadores que Mudam de Time

No Brasil, vivemos em uma cultura onde existe um forte clubismo. Um jogador que passou por um clube e vira ídolo ou xodó da torcida não necessariamente precisa voltar ao clube de origem ou de revelação. Assim como na nossa vida rotineira profissional cotidiana, um jogador é um funcionário como outro qualquer. Estando livre no mercado, o atleta pode assinar com qualquer outro clube, incluíndo o rival. Muitos torcedores acabam criando discursos de ódio a um jogador que, no passado, vestiu a camisa de um rival.

Gustavo Scarpa

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2022/07/14/matheus-cassini-diz-que-nunca-quis-sair-do-corinthians-queriam-me-vender-e-ganhar-comissao.ghtml 

https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2024/07/08/matheus-cassini-ex-corinthians-anuncia-aposentadoria-aos-28-anos.ghtml

https://www.meutimao.com.br/jogador-do-corinthians/claudinho

https://www.ofutebolero.com.br/qatar2022/Nasceu-na-pobreza-trabalhava-em-uma-padaria-e-foi-campeao-pelo-Corinthians-20230426-0016.html

https://ge.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/times/bragantino/noticia/ouro-nos-jogos-de-toquio-claudinho-e-primeiro-jogador-do-bragantino-campeao-olimpico.ghtml

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/446577/defederico-relembra-passagem-pelo-corinthians-e-relacao-com-ronaldo-fenomeno

https://www.lance.com.br/futebol-internacional/goleiro-brasileiro-completa-100-jogos-no-japao-uma-honra.html